:)

A notícia da morte de Saramago me tirou o fôlego assim como os longos parágrafos de seus maravilhosos livros também o faziam e que me lembro que era o que mais as pessoas criticavam nele e para mim o que mais me entusiasmava a ler suas histórias e me trazia sempre o mesmo questionamento: como ele consegue escrever dessa forma com poucos pontos e vírgulas? (essa introdução foi só uma experiência de tentar escrever como Saramago ou minha forma de homenageá-lo).

Não lia Saramago pensando apenas em suas polêmicas a respeito da religião e sim concentrando-me na forma como ele costurava a língua portuguesa para dar vida às suas histórias. Ele se tornou um de meus autores preferidos, talvez o segundo preferido, ficando atrás só de García Marquez.

Tenho aqui ao meu lado quatro livros dele, A Viagem do Elefante, Caim, Todos os Nomes e o Conto da Ilha Desconhecida que, apesar do nome comprido é o mais curto deles; somando-se a esses li também Ensaio sobre a Cegueira (o que me apresentou ao mundo Saramago), O Homem Duplicado e O Evangelho segundo Jesus Cristo.  

Ele nunca parou de escrever e de nos brindar com seus romances e contos, já que a última obra “Caim” é bem recente, foi lançada no ano passado. É triste pensar que não teremos mais livros dele. Ainda tenho muitas obras para ler, mas queria mais.
P.
Marcadores: | edit post